A luta livre é um gênero de entretenimento que mescla atuação e combate, onde hoje é difícil não ver grandes lutadores internacionais ao se aposentarem dos ringues emplacarem filmes e series. Os mais conhecidos por fazerem isso são Dwaine Johnson, conhecido como The Rock e Stone Cold Stevie Austin, que diferente de Dwaine é mais conhecido pelas suas series que seus filmes.
The Rock vs Stone Cold: os maiores icones atuais |
O combate mescla técnicas de wrestling (ou luta greco-romana se preferir), que são os golpes de ‘grapler’ ( agarrões utilizados para deslocar o oponente, arremessando para longe ou atirando contra o solo) , misturados com golpes mais diretos como socos e chutes. O diferencial dos combates está na improvisação, sendo usando as cordas para impulsionar, arremessando oponentes em mesas, ou mesmo apenas o uso das consagradas cadeiras. A vantagem da Luta Livre é a improvisação, onde os lutadores podem utilizar de qualquer artimanha para levar vantagem, desde que não seja contra as regras. Ou que o Juiz não veja.
Como atuação, temos dois modelos:
Um estilo interessante de mexer como o publico que são as inserções de gravações, que podem ser para provocar outro lutador ou mesmo o publico ou ainda para mostrar as qualidades de um novo lutador que está por estrear. A isso se chama ‘Promo’.
Outra modalidade são as entrevistas, que por infelizmente termos maior acesso ao produzido em outros países como EUA e Japão, acaba de ser normal o termo em inglês mesmo, o famigerado ‘Interview’. Neste modelo de atuação o mais comum são lutadores ganharem esquetes, sendo a primeira a ficar famosa foi a ‘Piper’s Pit’, onde o lutador Roddy ‘Rowdy’ Piper entrevistava oponentes ou celebridades, sempre com o intuito de ‘vender’ seu personagem. O mais recente sucesso foi o ‘Pepper Show’, primeiro protagonizado pela dupla Edge e Cristian.
E claro, há regras, onde falarei apenas aquelas que são comuns em todas as agremiações:
Para a vitoria são utilizadas:
Ric Flair vs HBK: exemplo de submission aplicada. |
Pin: imobilizar o oponente com os ombros no chão por 3 segundos.
Submission: golpe de estrangulamento que cause a desistência. Não necessariamente no o golpe é aplicado no pescoço, por ter surgido do wrestling, submissão são chaves aplicadas em qualquer parte do corpo que causam desconforto. Quem faz ou fez Jiu-Jítsu conhece as chaves em braçoes e mãos, no wrestling, temos em pernas e no tórax.
Desqualificação:
Será desqualificado:
Aquele que fizer o uso de objetos contra o oponente;
Permanecer fora do rinque por mais de 10 segundos;
Pessoa que não esteja envolvida entrar e agredir oponente;
Cada empresa de luta livre tem alguma regra que se torna sua marca registrada, como ao WWE com o Royal Rumble, onde 30 lutadores vão entrando em intervalos regulares, sendo que as eliminações são feitas apenas ao atirar os oponentes acima da ultima corda.Em outra empresa, a TNA, tem o ‘Fired or Busted’ onde 4 maletas são colocadas em postes acima dos corner, sendo que 3 dã0o oportunidades para luta de títulos (uma para o TNA Champioship, outra para o X-Division e um terceiro para o de duplas) e umas que demite o lutador. Normalmente são lutadores que tem o contrato acabando ou mascarados que deixarão de ter seus personagens utilizados, mas o lutador continuara a ser utilizado nos shows da empresa. Sobre as empresas falarei em outro post, já que ao todo que eu conheço, são pelos menos 7, sendo que umas delas é brasileira. Sim ainda há vida nos rinques tupiniquins.
Atualmente a luta livre teve um grande momento no Brasil com a transmissão dos shows semanais da World Wrestling Entertainment (WWE) pelo SBT, o que no circulo dos aficionados nomeou toda uma geração como ‘geração SBT’, fazendo com que se pudesse ter uma espécie de quanto tempo os fãs acompanham, nomeando os mais antigos como geração ‘Manchete’, pois a própria WWE era transmitida no começo dos anos 90 por essa emissora que a minha geração teve felicidade de acompanhar, pois alem do Telecatch (sim o nome do programa era esse) pude ver grandes series japonesas.
E é claro, tem bônus!!!
Este é um vídeo tributo as habilidades de 'The Suicidal, Homicidal, Genocidal, Death–Defying Maniac' Sabu. Sim, um apelido muito grande que mostra o que se pode esperar dele. Este lutador teve fama na sua passagem pela extinta ECW, que sempre foi conhecida pelas suas lutas com estipulações Hardcore - ou seja, não há eliminações por uso de objetos. Este 'kamikaze moderno' ainda está na ativa, mas devido a grande probabilidade de poder machucar a si mesmo ou seus oponentes, acaba ficando em federações menores.
quem é bode?
ResponderExcluirBode é o Lidio, mas acho que ainda não ajudou muito, ele é o cara que compra fraldas no bando =P
ResponderExcluir