Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Hurling - Esporte campal mais rápido do mundo!


Estreiando a sessão de esportes do blog, começaremos contando, explicando e homenageando esse esporte desconhecido pra nós Brasileiros e tão aclamado desde épocas remotas pelos Celtas, cujos registros datam de pelo menos 3000 anos!

Hurling, simplesmente uma das paixões nacionais dos Irlandeses! Consegue imaginar um esporte que seja uma mistura de Hockey, Rugby, futebol, usando um bastão que parece uma colher de pau e uma pequena bola? Tudo isso em uma velocidade de jogo incrívelmente rápida? Se interessou? Clique no leia mais e se intere desse esporte incrível!




Hurling, esporte Irlandês de origem Celta, com registros que datam 3000 anos! Sim! Um esporte que de tempo de vida e história tem 6x mais do que nosso Brasil! Olhando com os olhos de um Brasileiro acostumado (e fanático) pelo nosso bom e velho futebol, é uma mistura de Hockey, Rugby e um pouco de Futebol (claro!). Simplesmente considerado o "Mais rápido esporte campal do mundo"!

É jogado por 2 times, com 15 jogadores cada, sendo 1 deles o Goleiro, um elenco em média tem de 25 a 30 jogadores e por partida são autorizadas no máximo 5 alterações por vez, partida essa que a sua duração varia de acordo com o campeonato disputado, nos mais importantes, 70 minutos de duração (2 tempos de 35 minutos) e em campeonatos menores, 60 minutos de duração (2 tempos de 30 minutos), em caso de empate um novo jogo é disputado e em caso de novo empate uma prorrogação de 20 minutos é jogada logo em seguida, essa regra está sendo deixada de lado, afinal, acaba dificultando a montagem da tabela, por isso estão jogando a prorrogação logo após o primeiro empate, mas não foi oficializada a regra ainda!

Quem regulamenta e administra o Hurling de um modo geral é a GAA - Gaelic Athletic Association, que seria uma equivalente a Fifa para o futebol!

Cada jogador utiliza um bastão chamado de Hurleys e um capacete protetor que se tornou obrigatório por motivos de segurança, pois é um jogo muito rápido e era muito fácil lesões no decorrer do jogo!

O bastão é utilizado para trabalhar com a bola (que se chama Sliotar), durante todo o jogo, é permitido ao jogador pegar a bola na mão, porém, somente dar 4 passos com ela e em seguida passar a bola ou "chutar" ao gol (já chegaremos ao gol!), para andar mais que 4 passos com a Sliotar, o jogador deve quicar ou equilibrar no bastão (Sim! no bastão) enquanto corre, é permitido chutar a bola com os pés e usando o bastão tanto no ar quanto na grama, não é permitido utilizar a mão para um arremesso mais longo ou para fazer o gol, mas para um passe curto é permitido!



O gol é uma mistura do usado no futebol com o usado no rugby, mede 6.4 metros de largura e 2.44 de altura a parte com rede defendida pelo goleiro e acima tem mais 3 a 4 metros nas traves (como no rugby ou futebol americano), formando um gol no formato de um "H", o jogador que atacar e literalmente balançar as redes, faz 1 gol, do mesmo modo que no futebol e isso equivale a 3 pontos e o jogador que acertar acima das redes entre as traves, ganha 1 ponto para o seu time!

O campo tem praticamente as mesmas dimensões de um campo de futebol também, mede de 137 a 145 metros de comprimento e 80 a 90 de largura, tendo pintadas nele algumas divisões para facilitar para os juízes (como demonstrado na foto do esquema tático de um time logo acima!).

O Hurling é praticado em muitos países, mas é praticado principalmente nos seguintes lugares: Irlanda, Reino Unido, América do Norte, Europa, Austrália, Nova Zelândia, Africa do Sul e Argentina.












Bom é isso ai Galera! Espero que tenham gostado da explicação, para os que já conheciam, que entendessem melhor e para quem não conhecia descubra mais um esporte muito bom que existe nesse mundo afora! Dúvidas, sugestões, dicas e qualquer outro contato que quiserem, só mandar e-mail ou deixar nos comentários! E pra finalizar, nada melhor do que um vídeo pra sentir tudo aquilo que foi mostrado até agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário