Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ayrton Senna do Brasil!


Se você é daqueles que acordava todo domingo cedo no final da década de 80 e começo de 90 (meu deus, estou ficando velho =/ ), com aquela esperança de ouvir o tema da vitória e o Galvão Bueno gritando "Ayrtoooonnnn, Ayrtoooonnnn, Ayrtoooonnnn Sennaaaaaa do Brasilllllll" (naqueles tempos o Galvão não era chato como hoje!), sem dúvida alguma você teve a honra de acompanhar o maior piloto de todos os tempos e para aqueles que infelizmente não acompanharam e só conhecem histórias, vídeos e reportagens especiais quando se completam anos de sua morte, agora tem a oportunidade de conhecer uma bela parte de sua história.
"Senna: O Brasileiro, o herói, o campeão" o filme da história de um dos, como já diz o título, maiores hérois Brasileiros campeões da história, uma merecida homenagem, de um grande cara que ficou pouco tempo aqui nesse mundo, mas garanto que alegrou a vida de muita gente naquela época! E eu fui uma dessas pessoas!





Eu por exemplo nunca fui exemplo de patriotismo, mas quando acompanhava as corridas me dava orgulho de ser Brasileiro, desde que me lembro por gente com uns 4 anos de idade, era todo domingo acordando cedo ou varando madrugadas pra não perder uma corrida, passar raiva só de ver o Alain Prost e ficar contente 3 vezes mais quando o Senna em sua Mclaren vencia a toda poderosa Willians e toda sua parafernália tecnológica, ter certeza que aconteceria coisa boa quando chovia e coisa que sinto até hoje,  ter me feito gostar tanto de dirigir (tá, descobri que não sou tão bom quanto ele e que há uma grande diferença entre um Uno e uma Mclaren).


 Assitindo ao filme, lançado em Novembro de 2010 pela Universal Pictures dirigido por Asif Kapadia e com a participação de Alain Prost, Frank Willians, Ron Dennis, Viviane Senna, Reginaldo Leme, entre outros,
acabei conhecendo muito mais sobre esse cara que foi um dos meus heróis de infância, saber que ele sentia falta da época do Kart, que segundo ele, era pura pilotagem, pura corrida e não tinha dinheiro e política envolvida, acompanhar o começo dele na fórmula 1 na Toleman, a ascenção para a Lotus e a glória na Mclaren com os seus 3 títulos mundiais.

O filme retrata bem a paixão que era para ele ser um piloto, ser cada vez mais rápido, as dificuldades enfrentadas, o hoemem crente em Deus, as dúvidas durante sua carreira, as pessoas que o apoiaram, as que tentaram pará-lo, os bastidores por todas as equipes e televisão e na minha opinião os pontos principais: a rivalidade com Prost, o Senna como pessoa e como ídolo e as vitórias marcantes de toda a sua carreira!
Uma pena não ter mostrado mais sobre a rivalidade com o Nigel Mansel, não sei se por esquecimento ou por algum outro problema (imagem, direitos, vontade dos envolvidos, enfim coisa que não descobriremos!)
É uma pena que a fórmula 1 tenha perdido a graça nesses últimos anos, não tenho mais a esperança de ver um piloto ganhar na pura raça, usando somente a sexta marcha quando seu carro quebra, desmaiando por exaustão física e ser ovacionado por todo o circuito e no mundo por tabela, um piloto de uma modesta equipe de fundo, largar na 13ª posição no grid e terminar em 2º, só não vencendo por que o cara grande ganha a corrida no grito e nem ver o piloto sobrar dando uma volta em todos os outros pilotos do circuito! As brigas dentro da pista, roda a roda, curva a curva, onde o que decidiria quem sairia vencedor seria aquele com mais habilidade e mais vontade, aquilo era esporte de verdade! Coisa que hoje em dia não passa de uma briga de montadoras e quem tem mais verba no projeto, infelizmente!
Triste a parte que mostra seus últimos momentos de vida, seu último fim de semana no padock, o jeito que ele estava tenso, o acidente fatal de Ratzemberger e o grave acidente de Barrichelo e a declaração do médico que o retirou do carro, prefiro nem falar muito sobre isso e lembrar sobre as partes boas que ele nos proporcionou por vários e vários anos!


Fica aqui minha dica de fã, de Brasileiro e torcedor, de um filme de um cara que era ídolo, Brasileiro, Corinthiano, tanto pra você que guarda com muito carinho as lembranças desse época, quanto pra você que acompanhou a era Schumacher (que pra mim não chega aos pés do Senna). Segue o trailer do filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário